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Jornal AÇÃO

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Jul-Ago/2017

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mensalmente, as propostas de escritórios de

advocacia e as sugestões de novas ações enviadas

pelos associados, entregando-as diretamente à

Assessoria Jurídica. Por sua vez, a Assessoria Jurídica

realiza, regularmente, consulta a fóruns dos bancários

e de outras entidades de classe na busca de teses

jurídicas em desenvolvimento. Todas as sugestões

de teses são analisadas e acompanhadas. Esse

processo de consultas e análises estará disponível,

A Assessoria Jurídica da ANABB, vinculada à Presidência, é composta por 18 funcionários, distribuídos em

três núcleos com funções distintas, quais sejam:

Núcleo de

Assessoramento

e Suporte ao

Associado

(NASA)

Núcleo

Consultivo

Contencioso

(NUCON)

Núcleo de

Suporte

(NUSUP)

Coordena o

assessoramento

jurídico e a atuação

contenciosa nos

processos que tiveram

as procurações a

advogados externos

revogadas pelos

associados.

Responsável pela

análise dos contratos

da ANABB, pela

elaboração de

pareceres jurídicos

e notificações,

bem como pelo

acompanhamento das

ações judiciais em que

a Associação é parte.

Responsável por auditar

todos os processos

judiciais dos associados,

conferindo se todos

receberam o que

deveriam receber. Esse

núcleo também cuida dos

processos administrativos

relacionados aos

advogados, bem como

analisa todas as novas

teses jurídicas da ANABB.

em breve, para todos os associados, inclusive com

acesso ao parecer jurídico. Para isso, bastará acessar

a aba “Transparência” do

site

da ANABB (www.anabb.

org.br

). Dessa maneira, o associado poderá verificar

os temas já analisados, aqueles contemplados e os

descartados pela Assessora Jurídica da entidade.

Confira como é a estrutura da ANABB e o setor

responsável pela análise das teses que podem se

tornar uma ação e como é o seu acompanhamento.

Na Vice-Presidência de Relações Funcionais, estão a Gerência

de Atendimento, que responde pela Central de Atendimento e

a Gerência de Produtos e Serviços, que tem como atribuição o

relacionamento com os escritórios de advocacia contratados para

condução das ações judiciais. A vice-presidência atua também na

análise da documentação de ajuizamento, no acompanhamento

dos processos que tramitam fora do Distrito Federal, na conferência

de valores pagos nas ações judiciais e no registro e na comunicação

do crédito obtido pelos associados nos processos. A VIREF, que é o

maior setor da ANABB, conta com 50 funcionários com formação

jurídica e dois menores aprendizes.

A ANABB recebe constantemente, em seus canais de comunicação, críticas, elogios e sugestões relacionadas

às ações judiciais. Os vice-presidentes também são demandados em relação à falta de celeridade nas causas

jurídicas, que “se arrastam por anos” sem solução. Para o presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, “apesar do

empenho da equipe técnica e dos colaboradores da Associação, algumas demandas, infelizmente, ainda esbarram

na morosidade do Poder Judiciário, o que implica a demora do desfecho das ações, constantemente reclamadas”.